Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!
 
Corte das salas do Tesouro e alçado vertical da Porta Coríntia

Corte das salas do Tesouro e alçado vertical da Porta Coríntia. Templo de Jerusalém. Herodian Temple. Temple of Herod. Temple d'Hérode. Temple hérodien.
1- Muro de separação legal (a: 3 CV); | 2- 14 degraus até ao patamar; | 3- Patamar (l: 10 CV); | 4- Muralha (a: 40 CV); | 5- Salas do Tesouro; | 6- Pórticos, frente às salas do Tesouro (a: 25 CV); | 7- Muralha ocidental do átrio das mulheres, possivelmente decorada com pilastras; | 8- Porta Coríntia (a: 50 CV), com batentes de bronze dourado (a: 40 CV) e 15 degraus (semicirculares?) (a: 1/6 X CV, cada um?).
Entre os 40 CV exteriores e os 25 CV interiores havia uma diferença de altura de 15 CV. Podem ser colocadas 3 hipóteses:

a) Hipótese aqui adotada: O muro exterior era 15 CV mais alto do que as colunatas interiores e as salas do Tesouro, resguardando terraços sobre estas, que funcionariam como galerias superiores. Cf.: «E [o átrio das mulheres] era, inicialmente, nivelado, mas depois cercaram-no com uma galeria, para que as mulheres olhassem de cima enquanto os homens estavam em baixo, e não se devem misturar.» (Mid 2, 5).

b) O muro exterior era 15 CV mais alto do que as colunatas interiores, sendo a diferença de altura preenchida por um telhado inclinado.

c) O muro exterior atingiria a mesma altura das colunatas interiores, sendo a diferença de altura preenchida na base pelos 14 degraus exteriores. Mas os degraus seriam demasiadamente altos para serem usados por seres humanos: 15 CV / 14 = 1,07…CV. (Mais de 0,47 m por cada degrau!) Mesmo preenchendo a altura com os 19 degraus (14 + 5), a altura de cada degrau seria muito elevada. A Mishnáh (Mid 2,3) diz que esses degraus mediam 0,5 côvado de altura e de largura (0,222 m). Além disto, as êxedras interiores, de 40 CV de altura, ficariam desniveladas do muro exterior. De qualquer modo, por cima dos batentes das portas, de 30 CV de altura, o muro teria de ter 40 CV de altura, acima dos degraus, para formar a parte externa das êxedras!

Topo da página
DVBITANDO, AD VERITATEM PARVENIMVS... ALIQVANDO!